Orientações

Orientações para ler, escrever e aprender cada vez melhor:


A seguir são propostos alguns procedimentos que, caso sejam exercitados cotidianamente, podem ser muito eficientes para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, tão necessárias para que o aprendizado seja realmente completo.
1. Técnicas de leitura:
1.1. Tipos de leitura e seus objetivos.
Lemos:
· Por prazer;
· Para obter informações gerais, atualização;
· Para obter informações precisas e exatas, analisá-las e escrever um texto relativo ao tema;
· Para estudar, desenvolver o intelecto;
· Para seguir instruções;
· Para revisar um texto.
1.2.Procedimentos estratégicos de leitura:
· Estabelecer um objetivo claro;
· Observar títulos e subtítulos;
· Analisar ilustrações;
· Reconhecer elementos textuais importantes;
· Reconhecer e sublinhar palavras-chave;
· Identificar e sublinhar, ou marcar na margem, fragmentos significativos;
· Relacionar e integrar sempre que possível esses fragmentos a outros;
· Decidir quando se deve consultar o glossário ou o dicionário;
· Tomar notas sintéticas de acordo com os objetivos.

1.3. Sublinhar com inteligência
· Sublinhar apenas as idéias principais e os detalhes importantes;
· Não sublinhar na primeira leitura;
· Reconstituir o parágrafo a partir das palavras sublinhadas;
· Destacar, de alguma forma, as idéias principais das secundárias;
· Destacar as passagens mais significativas com linha vertical à margem do texto;
· Destacar, com um sinal de interrogação, pontos de discordância.

1.4. Elaboração de esquemas
· Para maior apreensão do conteúdo, tente reproduzir ou refrasear o que foi lido;
· Esquemas servem para definir o tema, hierarquizar as partes de um todo e tornar possível a visão global.
1.5. Elaboração de resumos
· Resumos servem para condensar o conteúdo de um texto, ou seja, para reduzir o texto a seus elementos de maior importância.
· O resumo é diferente do esquema porque é formado por parágrafos de sentido completo; sua leitura dispensa a do texto original, no que diz respeito ao levantamento do conteúdo.
· Não se deve tentar resumir um texto antes de lê-lo e entendê-lo inteiro, de sublinhar as partes mais importantes e de fazer breves anotações à sua margem.
1.6. Uma tarefa prática de leitura
Escolha um texto de sua preferência, leia-o e responda:
a) Quem escreve o texto?
b) Que tipo de texto é?
c) A quem se destina?
d) Onde é veiculado?
e) Qual o objetivo do autor?
f) Com que autoridade o autor defende suas idéias?
g) O que já sei ou já refleti sobre o tema?
h) Há outros textos sendo citados?
i) Quais as principais idéias?
j) Como está dividido o texto? (objetivos, conceitos, definições, argumentos, conclusões...)
k) Com que argumentos as idéias são defendidas?
l) Onde e de que maneira a subjetividade do autor está presente?
m) Quais são os testemunhos utilizados?
2. Técnicas de escrita:
2.1. Para escrever bem é imprescindível:
· Escrever todos os dias;
· Acreditar que você pode escrever e que está melhorando;
· Considerar a escrita como uma habilidade importante para o nosso sucesso profissional;
· Ler muito, ler diversos tipos de texto, ler melhor a cada dia.
· Tentar conhecer e analisar o seu próprio processo de produção de texto.
· Afastar o desânimo se a primeira versão do texto não for satisfatória.
· Cultivar a paciência.
· Compreender que várias releituras garantem o aperfeiçoamento do texto.
· Reconhecer que reescrever é o processo natural de construção de um bom texto.
· Mostrar para outra pessoa e aceitar sugestões, pois é uma prática muito produtiva.
2.2. Procedimentos para a escrita de um texto:
· Fazer anotações independentes;
· Escrever tudo o que vem à mente, de acordo com o fluxo de pensamento;
· Fazer uma lista das palavras chave, depois reordená-las, hierarquizando-as;
· Construir um parágrafo para desbloquear e, depois, desenvolver as idéias ali expostas;
· Escrever a idéia principal e as secundárias em frases isoladas para depois interligá-las; ou elaborar uma espécie de esquema geral do texto;
· Organizar mentalmente grandes blocos de texto, escrevê-los e reestruturá-los depois da leitura.
2.3. Pensando na organização do texto
· Qual é minha idéia central?
· Como posso defendê-la?
· Que exemplos são mais interessantes? Quem devo citar?
· Que palavras escolher? Como devo me dirigir ao leitor?

Bibliografia utilizada:
GARCEZ, Lucília H. do Carmo. Técnica de redação. São Paulo: Martins Fontes, 2002
RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo : Atlas, 2002.